Porto Itapoá realiza a primeira operação com navios rol-on rol-off

170502-porto-itapoa-navio-ro-ro

O Porto Itapoá realizou no último dia 2 de abril a primeira operação com navios Rol-On Rol-Off, para movimentação de automóveis do BMW Group. Na operação (foto), foram desembarcados dezenas de veículos importados dos Estados Unidos, posteriormente transferidos para o pátio do fabricante, em Araquari (SC).

Inaugurado em junho de 2011, localizado no norte de Santa Catarina, hoje o Porto Itapoá já é o sexto maior do país em movimentação de contêineres, de acordo com a ANTAQ. Totalmente privativo, Itapoá registrou um aumento de 25,5% no volume de contêineres no longo curso neste primeiro trimestre de 2017, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Em 2016, Itapoá foi um dos quatro terminais de contêineres brasileiros a registrar crescimento, a despeito da recessão econômica. Movimentou no ano passado 547 mil TEUs, com crescimento de 2,3% em relação a 2015. Sua participação no mercado hoje, entre todos os terminais do país, é de 6,3%. Com as obras de expansão iniciadas em outubro passado, o Porto quadriplicará a sua capacidade de movimentação para pouco mais de 2 milhões de TEUs/ano.

BMW – O BMW Group instalou-se em Santa Catarina em 2014 e, desde então, o Porto Itapoá tem sido uma das principais alternativas portuárias para a operação de importação e exportação em contêineres para o fabricante.

Contudo, esta é a primeira vez que a operação ocorre com navios especiais de carga Rol-On Rol-Off, especialmente para atender à montadora alemã.

Para o Porto Itapoá, a importância deste evento reflete o compromisso do Terminal em oferecer soluções logísticas completas para seus parceiros.

O BMW Group é um dos principais clientes de Itapoá. Esta demanda específica de operação Rol-On Rol-Off há muito vinha sendo estudada pelas equipes de ambas as empresas.

Fonte: Portos e Navios

Anúncios